25.3.08

Comigo me Desavim[1]

Estava eu sentado à beira do Abismo
Quando veio do fundo a Fúria de um Sismo:
E eu aguardando o que não está comigo,
E eu aguardando o que não está comigo.

Sentando-me à beira de uma Ravina
Veio um grã Tornado a tolher-m’a Vida:
E eu aguardando o que não está comigo,
E eu aguardando o que não está comigo.

Quando veio do fundo a fúria de um Sismo
Tremeram-m’as mãos com’um Cataclismo:
E eu aguardando o que não está comigo,
E eu aguardando o que não está comigo.

Veio um grã Tornado a tolher-me a Vida
Por achar minh’Alma a sonhar desabrida:
E eu aguardando o que não está comigo,
E eu aguardando o que não está comigo.

Tremeram-m’as mãos com’um Cataclismo
E o Coração é só Ocultismo:
E eu aguardando o que não está comigo,
E eu aguardando o que não está comigo.

Por achar minh’Alma a sonhar desabrida,
Veio um Monstro grande que me fez grã f’rida:
Ah!, E esse monstro vivia comigo,
Ah!, E esse monstro vivia comigo!

[1] O título é, como poderão reconhecer, um verso de Sá de Miranda.

2 comentários:

Anónimo disse...

Duas coisas a dizer:

1ª Este poema está a falar de alguém que se encontra perdido e desconhece um lado mais profundo do seu Ser que se revela no momento mais doloroso ou decisivo da sua Vida.

2ª Este Coração é um monstro muito agressivo, para ferir assim tão nobre Alma, com os desgostos que este oferece.

Miguel João Ferreira disse...

No bigger foe than the one my soul keeps in its layer, my friend...
No bigger evil could Heaven most fear than its inner Man...
MJF

"Comigo me desavim,
Sou posto em todo o perigo,
Não posso viver comigo,
Nem posso fugir de mim..."
Sá de Miranda

"Eu não sou eu, nem o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio,
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim, para o outro"
Mário de Sá-Carneiro

"O Monstro precisa de amigos"
Manel Cruz/Ornatos Violeta

Meditação:

Versão a)

Todo o Mal tem uma origem: Um coração. Queres o Bem? Vira-o do avesso...

Versão b)

Todo o Mal tem uma origem: Um coração
(E é o teu, meu irmão, e é o teu, meu irmão).
(Vivo no Fim e sonho um Recomeço...)
Queres o Bem? Vira o Mal do avesso...
MJF