10.4.08

O Homem é um Lugar Estranho...

Debalde se debate sobre a Génese. O Mundo só existe na medida do Homem; e só nela se afirma e encontra um lugar…
Que houve antes de nós? Nada, porque nós faltámos. Que haverá depois? Nada, porque estaremos ausentes. Não há existência sem a noção dela mesma. Não há "ser" sem "saber" ou sem "pensar". É essa a importância da linguagem; mais do que nos fazer comunicar, ela dá corpo real à existência das coisas. É por iso que por vezes é perigoso falar. A linguagem enche o espaço de objectos e formas que na sombra nos podem parecer monstros.
És um ponto no Universo, um lugar que estranhas. Que importa saber como te fixaste? Ocupas um espaço noutro Espaço plano. Esta clareza geométrica dispensa outras razões. "Antes" não existe senão na tua medida.
Não há antes de ti, porque não estavas tu. Há "antes" em ti, enquanto tu "houveres". O vazio anterior ao "Fiat Lux" é, tão só, o vazio da consicência Humana. O que se deu sem tu estares, que não se deu, pois não estavas. Para quê pensá-lo se passa a tua medida?
Viver é contemplar o Universo. É agir numa tela, porque tudo é Arte. Tu és Belo, e a Beleza encerra toda a Razão em si mesma. Onde está nisso o Mistério?

Sem comentários: