ELES:
Exmo Senhor FERNANDES, (Sim, este também sou eu)
Apresento as nossas desculpas pelos inconvenientes que nos refere em relação ao incidente com a sua bagagem. Ao analisar o seu caso não localizámos nenhuma Participação de Irregularidade, PIR, que é a reclamação que deve ser feita no aeroporto de destino antes de abandonar o recinto de recolha de bagagens.
Também é possível que os danos na bagagem que nos indica sejam derivados do uso normal da sua mala, produzidos pelo habitual desgaste na sua manipulação e transferência pelas instalações aeroportuárias, tais como arranhões, cortes, mossas, ou estragos nas rodas e asas, elementos com ciclos de duração definidos e limitados pelos fabricantes nas suas especificações sobre cada artigo, sem que a bagagem tenha perdido a sua funcionalidade concreta de conter e proteger os artigos do seu interior, pelo que o seu tratamento não teria objecto.
Para agilizar a resolução do seu processo, pedimos-lhe que nos faculte a Participação de Irregularidade, PIR, por telefone, ligando para o número 902 341 342 ou para o +34 91 514 99 44 no caso de se encontrar no estrangeiro, ou que nos indique a mesma por escrito para o apartado 36.299, 28080 Madrid.
No caso de pertencer ao nosso Programa de Fidelização, agradecíamos que nos indicasse no exterior do envelope o nível de cartão que possui: Iberia Plus Clássica, Iberia Plus Prata, Iberia Plus Ouro ou Iberia Plus Platina, juntamente com a nossa referência interna, que encontrará na parte superior esquerda deste mesmo documento.
Agradeço que nos faça chegar esta informação, a qual nos permitirá responder o mais brevemente possível.
Atentamente,
Inmaculada Iglesias
Customer Care Assistant Manager
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EU (de mão na cabeça, claro está):
Ema Sra D. Inmaculada Iglesias (parto do saudável princíio de que estou a falar com a própria e não com uma mensagem pré-formatada gerada por computador),
Agradeço profundamente a amabilidade que demonstrou ao apresentar-me de forma tão completa o aparelho burocrático de que se serve a Iberia para subtilmente, lentamente, desvalorizar e reduzir as muitas reclamações que sei que recebe. Devo reconhecer que, não sendo novo, o aparelho burocrático da Iberia é extremamente original e achei particular interesse no pormenor do PIR que teve a amabiidade de referir por duas ou tres vezes (certamente por ser muito importante).
Não obstante, mesmo reconhecendo que, pelos serviços apresentados, a Iberia é a companhia mais incompetente e miserável em que já tive o privilégio de viajar até hoje (e já viagei umas quantas vezes num bom número de companhias), e apesar do enorme apreço que tenho pelo seu simpático discurso, considero também que a pacatez da minha vida privada é mais importante do que o circo para que acabam de me convidar.
Peço-lhe que não se deprima ao ver-me dizer que a Iberia é má. Todas as hecatombes têm a sua solução e também o disparate que a Iberia é terá oportunidade, querendo, de ser corrigido. Porque isto por norma serve de consolação às empresas e entidades (e às vezes pessoas) mediocres, digo-lhe também, se lhe servir, que, não tendo visto pior do que a Iberia, nao vi todas as companhias do mundo, e com certeza que algures por aí, talvez no Zimbabwe, no Burundi ou nos arquipelagos próximos da Papua Nova Guiné, exista uma companhia que seja ainda pior. Ainda há pois, para a empresa que teve a má fortuna de representar, certa esperança.
Os restantes pormenores da sua mensagem, em que se chega a sugerir, quase distraidamente que terei sido eu, também distraidamente, a amputar a minha prórpia mala, com o uso, claro está, nada mais do que o uso, provocaram-me uma enorme gargalhada, o que muito lhe agradeço, por me ter sabido muito bem depois de um fatigante e aborrecido dia de trabalho.
Se não por mais, só por essa atenção de despertar o melhor do meu sentido de humor,
Saúdo-a cordialmente
E desejo-lhe as melhores felicidades para o Futuro, de preferência noutra companhia.
Cumprimentos,
Miguel João Ferreira.
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