25.5.08

Novelas del Peru - Ensaio Sobre a Difamacao

O peruano tem meio palmo de altura e, por isso, o tecto peruano, numa prudente medida de albergar, por extraordinario imprevisto de anormal cumprimento, todo o autoctone, atinge, de altura, o palmo e meio.
Para o gringo, porem, esta benesse municipe, revela-se, senao um problema de maior, pelo menos um obstaculo pesaroso. E o gringo em questao, simpatico leitor, nao precisa de ser muito alto. Como exemplo da minha afirmacao documentada, ofereco-me a mim mesmo: Agora, exactamente neste instante em que liberto aguas, vejo-me a bracos com 3 dificuldades: a urgencia natural e biologica de uma bexiga que ha muito que nao se exprime e teima por isso em dar conta de si; um caprichoso fecho eclair de um pantalao peruano comprado num mau negocio por 40 soles que deu numa de prender na hora H em que aquela libertacao se impunha; e o malfadado e referido tecto em que, apesar do meu insignificante metro e setenta e oito de altura europeu, tenho dado inumeras caroladas.
Concluo pois que, apesar de indiscutivelmente rica, a civilizacao peruana peca lamentavelmente pelo defeito do nanismo..
Este episodio, porem, caro leitor, nao e senao um cheiro breve e despretencioso dos inumeros inconvenientes e sarilhos que teve esta minha acidentada viagem...

.........................................

Escrevo, que me perdoem, sem cedilhas e acentos porque encontra-los neste teclado peruano e um desafio daqueles! Ja me chegou ter de me curvar em duas partes (valha a verdade, nem sei como fiz isto!) ate a mesa ca abaixo onde o computador supostamente esta em cima- e tenho, veja-se bem!, a cabe;a debaixo da cadeira onde, creio, devia ter o c... sentar-me.
Meu Deus, quando chegar a Amazonia, como sera????

Sem comentários: