25.5.08

Een Brief Ult Amsterdam - Novo Ensaio Sobre a Difamacao

O holandes tem 50 metros de altura e, por isso, o tecto holandes numa prudente medida de albergar, por extraordinario imprevisto de anormal cumprimento, todo o autoctone, atinge, de altura, os 100 metros e 50. Para o duende mediterranico, porem, esta benesse municipe, revela-se, senao um problema de maior, pelo menos um obstaculo pesaroso. E o duende em questao, simpatico leitor, nao precisa de ser muito baixo. Como exemplo da minha afirmacao documentada, ofereco-me a mim mesmo: Agora, exactamente neste instante em que liberto aguas, vejo-me a bracos com 3 dificuldades: a urgencia natural e biologica de uma bexiga que ha muito que nao se exprime e teima por isso em dar conta de si; um caprichoso fecho eclair de um pantalao holandes comprado num mau negocio de rua por 40 euros (tendo eu visto os artistas de tecelagem cozerem-me a dita veste a partir de uma bandeira e de uma camisola velha da laranja mecanica) que deu numa de prender na hora H em que aquela libertacao se impunha; e o malfadado e referido tecto que, de tao alto, apesar do meu imponente metro e setenta e oito de altura (para certas regioes de Portugal), me da chatices que nao lembram ao Diabo. Porque, a altura gigantissima do tecto, e do nivel da anca do mancebo local, levam a necessidade de arrebitar o nivel da sanita e a altura do degrao ate ao mijadouro (que se me perdoe a linguagem). Como consequencia, apesar de supinamente aflito, a primeira coisa por que o duende mediterranico tem de passar antes do tao esperado alivio (e pergunto se havera pior altura para tal) e por uma sessao de alpinismo... Escusado sera dizer que, quando se chega ao topo, ja muita agua correu pelo penhasco.
Concluo pois que, apesar de indiscutivelmente rica e evoluida, a civilizacao holandesa peca lamentavelmente pelo defeito do gigantismo, que nao da treguas a quem nao nasceu com a bencao da perene irrigacao espinal...
Este episodio, porem, caro leitor...
Enfim, mais hao-de vir...

.........................

Escrevo, que me perdoem, sem cedilhas e acentos porque encontra-los neste teclado holandes e um desafio daqueles! Ja me chegou ter de trepar duas horas ate a mesa onde esta o computador - e tenho os pes na cadeira para conseguir chegar ate ca acima!!! Meu Deus, quando chegar a Noruega, como sera????

2 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade, só o século XXI para aturar ensaios e elucubrações sobre a arte de mijar, e submetê-los à paciência do incauto leitor.
O tempora, o mores!! nem o Cícero coitado sonhava o que vinte séculos lhe iam trazer, arre!!!

Miguel João Ferreira disse...

Exm Sra D,
Primeiro:
Nao menospreze as maravilas da vanguarda do seculo XXI, aquele em que, mais do que em qualquer outro, tudo e possivel.
Segundo:
Se o leitor vem ler o Gume, incauto, o leitor ou e asno ou esta drogado (e repare, porque a conheco bem, que isto foi dito com o maiormissimo respeito e aquela consideracao desmedida que sabe que lhe tenho).
Terceiro:
Citacoes latinas dao bafio ao Gume - abstenha-se delas. E o Tempo e os Custumes, mutaveis e inconstantes, nao podem ser considerados.
Quarto:
Nao invocar o santo nome de Cicero em vao que nao e para aqui camado e se esgotou, pobre homem, com as Catilinarias - que nos poupem os ceus de um outro Catilina.
Quinto:
Acho lamentavel que esconda a sua ofuscante personalidade sob a capa de um nome hebreu. Uma ofensa, para ter brio e ter brilho, deve mostrar-se as claras. Nunca turve as suas com tais subterfugios.
Sexto:
Prepare-se para o setimo ponto que vira a seguir.
Setimo (com que se termina):
Arre e uma interjeicao que eu especialmente aprecio. Parabens.